InícioFundamentos

Fundamentos

Karaté

todos ouviram falar de Karaté, mas muitos desconhecem que o seu verdadeiro nome é Karate-Do Caminho da mão vazia, é a tradução portuguesa dos ideogramas japoneses Kara; vazio, Te; mão e Do; caminho.
Mestre Funakoshi Gichin definiu o Karaté como arte marcial que permite a defesa pessoal sem utilizar armas, com o corpo humano” e simultaneamente uma forma de vida. “Da mesma maneira que um espelho limpo reflecte sem distorções, ou um vale tranquilo devolve os sons, igualmente um estudante de Karate-do deve libertar-se de todo o pensamento egoísta e perverso, pois uma consciência e mente limpa poderá compreender aquilo que recebe”. (My Way of Life – Gichin Funakoshi. Kodansha International. Tokyo, 1981).
O Karate-do não é um desporto, é um meio para entender a realidade, estabelecer objectivos e conduzir a vida.
Em entrevista dada por Mestre Masatoshi Nakayama a Loren Franck, lê-se o seguinte:


L F: Como última pergunta, qual seria o seu desejo para as futuras gerações de estudantes de Karate?
M N: Creio que devo dizer-lhes, e incentivá-los a que estudem os verdadeiros princípios do Karate autêntico. Eu não creio na ideia de que a idade limita quando falamos de estudar Karate, tão pouco importa se é homem ou mulher. Muita gente jovem estuda Karate para manter uma boa condição física, outros estudam a arte para defesa pessoal. No entanto há uma finalidade sobre todo o Karate, procurar a perfeição do Karate. É correcto estudar Karate por essas razões, mas há um fim superior sobre essas razões. Em Agosto passado, no Japão, ensinei num encontro mais de 3.000 karatekas, muitos deles queriam chegar a ser campeões, outros queriam ser bons em defesa pessoal. Eu disse a todos aqueles rapazes que isso estava muito bem, mas que o fim do Karate é chegar a ser uma boa pessoa. Eles compreenderam e eu sinto-me imensamente feliz. (Revista Sensei. Nº 1 Fevereiro, 1988).


O fim do Karaté não reside na vitória ou derrota, mas no aperfeiçoamento do carácter dos seus participantes
Funakoshi Gichin

 

 

Eventos

Novembro 2017
D S T Q Q S S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2