InícioNotíciasCampeonato europeu de Karate Shotokan- Belgrado

Campeonato europeu de Karate Shotokan- Belgrado

O atleta da Secção de Karate da Associação Académica de Coimbra José Pedro Lemos participou com mérito no Campeonato europeu de Karate Shotokan da ESKA (European Shotokan Karate-do Association}, realizado nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro em Belgrado, República da Sérvia. José Pedro participou em 4 provas, três no escalão de cadetes (16, 17 anos) e uma no esca lão de juniores (18, 19 anos) em Kata e Kumite, confirmando desta forma as qualidades de um karateka completo, como é apanágio dos praticantes da AAC.

O dia 8 foi reservado aos cadetes, onde José Pedro (16 anos) teve como adversário em Kata o húngaro Szabó Bence. Infelizmente o Kata sorteado (regras da ESKA) foi a 3º Heian, que por natureza não é um bom Kata para apreciar as qualidades técnicas do executante, o que, em nossa opinião não justificava a eliminação do atleta da AAC. Em Kumite cadete individual, José Pedro também perdeu contra o pesado e poderoso austríaco Luca Rettenbacher que atingira o 3º lugar (segundo as regras da ESKA, nas provas de Kumite não existem categorias de peso). Contudo, o atleta da AAC demonstrou grande atitude combativa, dando muito trabalho ao seu opositor com versáteis ataques de pernas e braços, impressionando os árbitros e o público. De seguida, José Pedro competiu na equipa portuguesa de Kumite cadetes, tendo os três representantes da seleção nacional perdido contra a forte seleção da Inglaterra que se sagrara vice-campeã da Europa. José Pedro, chega ao final do dia abatido e triste por não ter atingido os fins a que se propôs. no hotel da comitiva, após conversa com o seu treinador (José Arlindo Lemos) o atleta da AAC reage positivamente para o dia seguinte, onde iria participar na prova de juniores, tarefa que sem dúvida se mostrava difícil, pois, para além destes atletas serem mais velhos (18, 19 anos) contava com os campeões nacionais portugueses e internacionais de gabarito.

Chegados ao dia 9 José Pedro sai do hotel da organização sobre forte frio (-1r C} e intensa queda de neve rumo ao pavilhão da competição que se situava a 200 metros de distância. José Pedro começou o seu aquecimento pelas 8:00 horas da manhã na sala de aquecimento do pavilhão, juntamente com os seus adversários. Não se deixando intimidar, José Pedro parte para a 1º eliminatória de Kata júnior e vence o ucraniano Dmitri lgumanov, na 2º eliminatória vence o russo llia Maksimenko e na 3º eliminatória vence o belga Diny Lameyse. Por fim, na meia-final e pelo sistema de pontuação atinge o honroso sexto lugar, ficando desta forma fora da final (só os quatro primeiros disputam a final) mas à frente de todos os portugueses em prova (Simão Pedrosa 8º lugar e Luís Silva lugar) e muitos outros atletas de grande qualidade. José Pedro terminou a sua prestação com grande mérito, vendo o seu trabalho realizado esta época recompensado.
 

 

Eventos

Novembro 2017
D S T Q Q S S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2